segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Concurso de Ortografia: «Escrita sem erros»

Nós somos os “Navegadores das Letras”, ou seja, somos os alunos do 4.º ano da turma H, da E.B.1 Devesinha.
Hoje queremos partilhar convosco as actividades que realizámos no passado dia vinte e cinco de Novembro de 2009. Na aula de Língua Portuguesa, participámos no Concurso de Ortografia: «A Escrita sem erros». Para aderirmos a esse concurso, formámos três equipas: “As Estrelinhas Azuis”; “As Estrelinhas Amarelas” e “As Estrelinhas Vermelhas”.
Foi-nos proposta a decoração de uma “Árvore de Natal” mas, para podermos colocar lá uma das nossas estrelinhas, teríamos de conseguir concretizar, com sucesso, os desafios que nos iam sendo propostos. Ficámos mesmo muito entusiasmados com a ideia!
Começámos por ouvir uma canção de André Sardet («Boneca Joana»), a qual prendeu a nossa atenção, pois tratava-se de uma bela melodia! A letra alertávamo-nos para a importância de aceitar a diferença, da solidariedade, de dar carinho, amor… Assim, fomos levados a reflectir um pouco sobre o “Dia Internacional do Portador de Deficiência” (celebrado a 3 de Dezembro), bem como sobre o ambiente vivido nesta época natalícia.
Foram-nos propostos cinco desafios, assim designados: «As Palavras Certas»; «Preenchimento Lacunar»; «Jogo do Loto»; «Proibido Repetir»; «Eu sei escrever sem erros!».
Todos nos empenhámos muito, porque adorámos as actividades que nos foram propostas e, com imenso prazer, quisemos dar o nosso melhor!
O último desafio constou de um exercício de ortografia, no qual procurámos evitar os erros. E, modéstia à parte, até nos saímos muito bem! Para isso contribuiu o trabalho realizado ao longo dos anos… Também foi muito importante a reflexão que fizemos sobre a forma de pronunciar e escrever as várias palavras exploradas nos desafios do concurso em que participámos.
Ah… Querem saber quem ganhou o concurso?! Reparem na “Árvore de Natal” e vejam a cor predominante. É fácil de adivinhar quem foi a equipa vencedora… Mas, afinal, todos nós vencemos, porque todos nós estivemos felizes a aprender!
Na aula do dia 25 de Novembro, ficou provado que, através de um divertido concurso, podemos aprender com alegria e aplicar com segurança os nossos conhecimentos.
É super-interessante explorar o “mundo da escrita”!...

Sem comentários: