quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Água é vida...

Olá amiguinhos!

Somos as Estrelinhas da turma D da escola Maria de Lurdes e cá estamos para vos contar como correu mais uma aula do PNEP.




Na quarta-feira, dia 28, tivemos mais uma vez a visita da Professora Maria José.
Na aula anterior gravámos a voz de todos os meninos e contámos a história de uma gotinha de água em power point.Foi giro ver a história e ouvir a voz de todos os colegas...
No final conversámos e fizemos uma “chuva de ideias” sobre a palavra água. A chuva foi tanta que o quadro ficou cheio de palavras. Com essas e outras palavras,organizámos o mapa semântico da água.
Um mapa semântico é importante porque nos ajuda a enriquecer o vocabulário,a organizar a informação e as nossas ideias quando escrevemos um texto.
Assim, é muito mais fácil escrever...
Deixamos aqui alguns textos que escrevemos a partir do mapa semântico da água.



Se eu fosse uma gotinha de água...

Se eu fosse uma gotinha de água, era essencial, potável, transparente, incolor, inodora e insípida. Andava no corpo humano, no mar e nas torneiras… Em todo o lado.
O Sol evaporava-me e eu ia parar às nuvens.
Das nuvens, eu podia cair em forma de neve, chuva ou granizo. Podia ir parar ao rio ou ao solo. Penetrava pelo solo e, quando chegasse a uma rocha impermeável, seguia em frente e formava um lençol de água.
Mais tarde, eu saía da terra por uma nascente em forma de água transparente e potável. As pessoas iam lá buscar-me porque eu,a água, era limpa. Eu servia para fazer de comer e todos tomavam banho comigo. Sentiam-se muito limpos, frescos e felizes.
As pessoas eram muito cuidadosas comigo e eu sentia uma grande emoção. A água afinal é mesmo muito importante…
Quando voltasse para o mar ficaria com saudades da terra e das pessoas.
Quem me dera que o Sol aquecesse de novo o mar para que eu começasse uma nova viagem…
Assim é o ciclo da água.
Assim percebemos o que é a água e a sua importância!


Se Eu fosse uma Gotinha de Água...

Se eu fosse uma gotinha de água, era vida.
Gostaria de ser evaporada pelo meu amigo Sol.
Seria empurrada pelo vento para um sítio muito, muito frio, onde cairia em forma de neve gelada.
Toda a gente sairia de casa entusiasmada para me ver cair. As crianças fariam bolas que atirariam umas às outras, rebolariam e construiriam bonecos de neve. Sentir-se-iam encantadas!
Mas um dia, o tempo aquecia e eu voltaria ao estado líquido. Infiltrava-me no solo e procurava rochas impermeáveis.
Agora eu era um lençol de água.
Que escuridão… Sentia-me aflita… Tinha que procurar de novo o Sol!
E lá ia eu, até que encontrava um fio de luz. Corria para lá e finalmente saía do interior do solo. Estava livre e corria no leito do rio. Como as minhas águas eram limpas e transparentes… Encontrei muitos peixes. Via o mar ao longe e sorria…
Chegava ao mar! Corria logo para uma praia. Toda a gente estava descontraída, as crianças brincavam com a minha água limpa e salgada. Sentia-me emocionada…
Ali, ficaria à espera que surgisse o Sol para me transformar em vapor de água.Subiria na atmosfera e começaria uma nova viagem.

3 comentários:

Maricota disse...

Olá meninos!
Que bom ver os vossos trabalhos.
Que bom ver que aprendem com gosto e criatividade.
Gostei muito dos vossos textos!
Sabem o que eu faria se fosse uma Gotinha de Água?
Viajaria por todo o mundo a regar os campos agrícolas e a dar de beber a quem tem sede…
Parabéns! Continuem a partilhar os vossos trabalhos.
Um beijinho para todos e…Até já…

*Iola Marina* disse...

Olá Estrelinhas!
Ontem aprendemos a letra "g" e por isso já sabemos escrever "gota de água" e "água é vida!". Aqui fica os nossos parabéns pelo vosso texto e o vosso empenho. Vocês são umas estrelinhas super brilhantes!
Continuem a brilhar...

Beijocas dos Eco-Míúdos Felizes da turma B da EB1 Devesinha!

patricio_mfc blogspot. com disse...

ola amigos estamos felizes por ter um blog